Deputado Estadual Durval Ângelo

Sobre o autor

AUTOR.jpg

Formado em economia pela PUC Minas, José Prata Araújo é especialista em direitos sociais, especialmente em previdência social. Foi militante sindical bancário e dirigente do Sindicato dos Bancários de BH e Região por três gestões.

É autor de cinco livros sobre direitos sociais, política e economia: Previdência Social: diagnóstico e propostas (1996); Manual dos direitos sociais da população (1998); Um retrato do Brasil – balanço do governo Lula (2006); Guia dos direitos sociais (2010); O Brasil de Lula e o de FHC (2010).

É autor de três cartilhas populares: Guia dos direitos previdenciários dos servidores públicos (seis edições); Manual dos direitos dos segurados do INSS (cinco edições); Guia dos direitos do povo (três edições). Suas publicações - livros, cartilhas, boletins, cadernos -, editadas comercialmente ou com cessão gratuita dos direitos autorais para movimentos sociais, parlamentares e prefeituras, alcançaram um milhão de exemplares em 17 anos.  

José Prata Araújo foi coordenador de programa e de comunicação de todas as campanhas de Marília Campos: prefeita (1996), deputada estadual (1998), vereadora de Contagem (2000), deputada estadual (2002), prefeita eleita (2004) e prefeita reeleita (2008).

É autor de inúmeras publicações políticas sobre Contagem. Seu trabalho “O legado de Marília em Contagem”, publicado em forma de revista, em quatro fascículos, é uma síntese dos estudos que o autor realizou nos últimos oito anos, com a colaboração de dezenas de técnicos dos dois governos de Marília Campos.