Deputado Estadual Durval Ângelo

Minas Gerais

A- | A+



Vox Populi e Veritá. Fernando Pimentel lidera com ampla margem a eleição para o governo de Minas Gerais


Foram divulgadas, nos últimos dias, duas pesquisas sobre a eleição para o governo de Minas, dos Institutos Vox Populi e Veritá. Nas duas, o petista Fernando Pimentel lidera com ampla margem de votos sobre o candidato tucano Pimenta da Veiga. Tem muita estrada pela frente. Derrotar o tucanato em Minas Gerais não é tarefa fácil, mas os primeiros resultados das pesquisas são animadores. Veja os números das duas pesquisas.

Vox Populi: Pimentel, 28%; Pimenta da Veiga, 18%

O site do PT Minas Gerais informa: “Pesquisa Vox Populi divulgada nesta segunda-feira (26) aponta vitória, em primeiro turno, do pré-candidato do PT ao Governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel. O ex-prefeito de Belo Horizonte reúne mais intenções de voto do que todos os adversários juntos em quatro cenários eleitorais diferentes”. (...) “No confronto direto com seu principal adversário, Pimentel tem 35% das intenções de voto, enquanto Pimenta da Veiga aparece com apenas 19%. Não votam em ninguém, brancos e nulos somam 20%. Não sabem e não responderam, 26%. Em outro cenário, se as eleições fossem hoje, Fernando Pimentel teria 29% das intenções de voto contra 16% de Pimenta da Veiga (PSDB), 2% de  Maria da Consolac?a?o Rocha (PSOL), 2% de Vanessa Portugal (PSTU) e 1% de Apolo Heringer (PSB). Não votam em ninguém, brancos e nulos somam 20%. Não sabem e não responderam, 30%”. (...) “No cenário mais provável, com 28% das intenções de voto, Fernando Pimentel também bate todos os adversários. O pré-candidato do PT é seguido por Pimenta da Veiga, com 18%, Maria da Consolação, 2%, Vanessa Portugal, também com 2%, e Julio Delgado, com 1%. Não votam em ninguém, brancos e nulos somam 19%. Não sabem e não responderam, 28%”.

Instituto Veritá: Pimentel, 35,5%; Pimenta da Veiga, 17,8%

Pela pesquisa do Instituto Veritá, na disputa para governador, o petista Fernando Pimentel, ex-ministro do Desenvolvimento, hoje seria eleito em primeiro turno, com os seguintes números: Fernando Pimentel (PT)               teria 35,5% dos votos, o que equivale a 61,2% dos votos válidos. Pimenta da Veiga (PSDB) aparece em segundo lugar com 17,8%  dos votos, o que equivale a 30,8% dos votos válidos. Em terceiro lugar, aparece Júlio Delgado (PSB), com  4,6% dos votos, o que representa 8,0% dos votos válidos. A pesquisa também mediu como os mineiros seriam influenciados por fortes cabos eleitorais: o senador Aécio Neves e o ex-governador Antonio Anastasia, para o PSDB, e a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, para o PT. Neste ponto, há quase um empate técnico: 45% dos mineiros seriam influenciados por Aécio/Anastasia e 42,9% por Dilma/Lula.

pimentel.jpg