Deputado Estadual Durval Ângelo

Economia

A- | A+



Para desespero da oposição, a inflação não disparou. O IPCA de julho foi próximo de 0%. Chora, PSDB!


A oposição neoliberal, em particular aquela vinculada ao PSDB, torceu desesperadamente nos últimos meses para a disparada da inflação. Fez uma enorme agitação com o aumento dos preços, e transformou o tomate no símbolo do fim da estabilidade econômica no Brasil. A apresentadora Ana Maria Braga se apresentou em seu programa com um colar de tomate, como símbolo do preço do produto, que, em sua agitação, teria se transformado em ouro. Hoje, com a forte queda do preço do tomate, o adereço da apresentadora não passa de bijuteria.

O terrorismo da direita foi desmentido pelos fatos. No mês de julho, a inflação medida pelo IPCA foi muito próxima de 0%. Foi de apenas 0,03%. Na verdade, a inflação nunca esteve fora de controle. Veja os índices mensais em 2013: janeiro (0,86), fevereiro (0,60%), março (0,47%), abril (0,55%), maio (0,37%), junho (0,26%) e julho (0,03%). O IPCA acumula taxa de 3,18% no ano. No acumulado de 12 meses, o IPCA registrou taxa de 6,27% e voltou a ficar abaixo do teto da meta de inflação do governo, que é de 6,5%.

Ministro Mantega comemora redução da inflação

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou o controle da inflação: “O que nós estamos vendo é que a inflação baixou mesmo. Nós tivemos a cesta básica caindo ao seu menor nível há muito tempo e o IPCA próximo de zero. Portanto, isso significa que a inflação sempre esteve sob controle e agora voltou para o patamar normal desta época do ano". Mantega afirmou que isso não significa uma redução no índice nos próximos meses, devido à sazonalidade normal do período: "Voltará a subir um pouco nos próximos meses porque todo ano acontece isso. Então, estou antecipando antes que alguém diga: ah! A inflação vai voltar. Claro, a inflação tem uma sazonalidade e ela está tendo um comportamento normal agora no país".

tomate1.jpg