Deputado Estadual Durval Ângelo

Política

A- | A+



Blog do José Prata bate todos os recordes em outubro: foram 18.164 visitas e 25.013 visualizações de páginas


No mês de outubro, o Blog do José Prata bateu todos os recordes desde que foi lançado. Impulsionado pelo processo eleitoral, o Blog registrou no mês 18.164 visitas e 25.013 visualizações de páginas. Tivemos um crescimento mensal de 400%. Nos outros três meses que marcaram a campanha eleitoral, de julho a setembro, o Blog recebeu 9.676 visitas e 12.876 visualizações de páginas. Portanto, em todo o período eleitoral foram 27.800 visitas e 37.889 visualizações de página.

Este enorme avanço se deveu, acreditamos, a publicação da série Futuro X Passado, com o comparativo de governos de Lula e Dilma e o de FHC. Esta série ganhou enorme importância no segundo turno, quando murchou a terceira via de Marina, e foi retomada a polarização histórica de PT X PSDB.

Não redigimos muitos artigos nos últimos meses, devido ao fato de ter me dedicado à coordenação da campanha vitoriosa da petista e ex-prefeita de Contagem, Marília Campos, para deputada estadual. Mas na enorme seleção de artigos que coletamos sempre buscamos destacar os aspectos qualitativos, com os quais firmamos uma forte convicção na vitória de Dilma. O que acabou se confirmando.

No dia 17 de novembro, escrevemos: “Mais importantes que as pesquisas quantitativas, que indicam empate técnico no segundo turno, o mais relevante são os dados qualitativos que indicam claramente que “os ventos sopram a favor de Dilma” nesta reta final da eleição, como afirma o blogueiro Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo. Os índices das pesquisas quantitativas mudam e por que mudam? São os dados mais qualitativos que explicam a formação de opinião na sociedade brasileira. Tenho certeza que a leitura deste post, com uma síntese das análises de grandes articulistas políticos, contribuirá muito para, senão para reduzir nossas fortes tensões eleitorais, para nos deixar mais otimistas e dispostos nesta reta final desta eleição emocionante. Acredito que a última virada desta eleição será a de Dilma. Vamos aguardar e trabalhar demais para isso”.

No dia 23 de outubro noticiamos a virada de Dilma: “Estes artigos que publicamos não eram apenas baseados no “otimismo da vontade” do Blog do José Prata. Apontamos a identificação de Dilma com os pobres e os trabalhadores; o esvaziamento do discurso de mudança de Aécio, com a polarização realizada pelo PT de esquerda X direita, Futuro X Passado; as limitações do discurso anti-petista de Aécio Neves e as dificuldades de sua candidatura em dialogar com as conquistas das classes médias emergentes; as restrições do eleitorado marinista ao apoio de Marina a Aécio Neves; a elevação da aprovação do governo Dilma e a queda da rejeição da presidenta; a aceleração da rejeição do candidato tucano; a maior simpatia dos indecisos por Dilma”.

Blog vai retomar uma agenda política mais ampla

Passadas as eleições, estamos em um processo de reorganização da vida que segue para que possamos retomar uma agenda mais ampla de nosso Blog. Vamos continuar tratando dos enormes desafios nacionais do governo Dilma; da nova agenda política de Minas Gerais, agora governada pelo PT, do governador Fernando Pimentel; vamos retomar análises de Contagem, cidade onde resido com minha família; voltaremos a tratar dos direitos sociais, que é a minha especialidade; dentre outros assuntos. Vamos continuar juntos!